O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que a fiscalização por parte da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai ser "mais dura" no período de feriado prolongado de Carnaval. Durante seu programa semanal Café com o Presidente, ele alertou os motoristas que bebem e pegam no volante.
"Não estamos querendo que as pessoas não bebam. Se quiserem beber, que bebam com responsabilidade e não dirijam", disse Lula. "É isso que nós queremos. Que as pessoas bebam socialmente, o suficiente para se divertir e nunca para ficar violento e nunca para pegar no volante bêbado."
Lula lembrou que 9,6 mil agentes vão fiscalizar os cerca de 62 mil quilômetros de rodovias federais que cortam o País. Ao todo, 700 bafômetros farão parte do esquema - 40% a mais do que na Operação Carnaval do ano passado. A PRF conta ainda com 2 mil viaturas de policiamento e de resgate, seis helicópteros, 500 radares e mil computadores de mão.
"Estou dando esses dados para que ninguém diga que não foi avisado. Quero que todo mundo brinque o Carnaval, mas quero que todo mundo também assuma responsabilidade."
Responsabilidade
Para Lula, "não é porque estamos em época que festa que temos que extravasar no que não devemos". O presidente cobrou responsabilidade nas estradas. "As pessoas não devem, por conta do Carnaval, achar que podem beber, pegar um carro e dirigir. Um carro com um motorista bêbado é uma arma muito perigosa e, muitas vezes, mortal", alertou.
Lula avaliou que se todos os motoristas forem cuidadosos na hora de pegar o volante, o País terá um Carnaval mais tranqüilo do que o registrado no ano passado ou mesmo em 2007.
"Você que vai sair para pular Carnaval, que vai sair para descansar, na hora que colocar sua família dentro do carro, aumente a sua responsabilidade. Tem que ter muito cuidado", afirmou. "Não beba para o seu bem e para o bem da sua família. Afinal de contas, a vida é o maior patrimônio que nós temos."