No fim deste ano a Chevrolet atuará em mais dois segmentos do mercado nacional. A marca entrará na seara do sedãs médio-grandes com o Malibu e dos compactos premium com o Viva, um veículo que terá proporções semelhantes às do Renault Sandero e ainda contará com uma variante já confirmada, que pode ser um sedã ou um crossover para concorrer com o Ford EcoSport. Este, porém, não terá estepe colocado na tampa no porta-malas.
Ao Malibu caberá a função de ser um carro de imagem para a Chevrolet no país. O sedã terá como principal concorrente o Ford Fusion, que já passou por um facelift nos Estados Unidos e deve desembarcar com a nova cara no país ainda neste semestre. Já o Viva, como mencionado, ocupará uma faixa entre o Corsa e o Astra e é certo que utilizará o motor 1.4 Econo.Flex. A versão top de linha, por sua vez, deve ser equipada com o bloco 1.8.
Esses dois lançamentos fazem parte da política adotada pela empresa de ter 21 carros no mercado brasileiro até 2012 e ocupar quase todos os segmentos do país. Como o Vectra Next Edition foi lançado como linha 2009, isso sinaliza uma brecha para que o Cruze, sedã global da marca que foi revelado no Salão de Paris no último ano, chegue ao Brasil em 2010 e ocupe um lugar legeiramente acima do Vectra no portfólio da empresa. Nos EUA, o Cruze está programado para estrear no fim do próximo ano como linha 2011. O plano brasileiro também contempla a renovação da família S10/Blazer, que deverá ocorrer somente em 2011 e ser beneficiada pelo contrato de fornecimento de motores diesel assinado em 2008.
Prisma 1.0 e novo Vectra GT
No mês de março, e sem muito alarde, as mesmas modificações que a Chevrolet apresentou no Vectra Next Edition chegarão à sua versão hatch, o Vectra GT. Como você já conferiu no Carro Online, o modelo inclusive já foi flagrado em uma cegonheira na região metropolitana de São Paulo a caminho de algumas concessionárias.
Outra novidade que está confirmada para este ano, mas ainda sem data definida, é a inclusão da motorização 1.0 Flexpower no sedã Prisma. Não se sabe se ele deixará de ser oferecido com o propulsor 1.4, mas o reposicionamento dele já é um preparativo para a chegada do Viva. O Classic, que em conjunto com o Corsa Sedan ocupou a quarta posição no ranking dos modelos mais vendidos de 2008, com 132 098 unidades, seguirá em linha enquanto registrar bons índices de comercialização e, inclusive, poderá receber até pequenas re-estilizações.