São Bernardo recebe nova frota de ônibus

 

ABCD - 26/02/2009 - 15:21:25

 

São Bernardo recebe nova frota de ônibus

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Em plena quarta-feira de cinzas (25/02), o prefeito de São Bernardo do Campo recebeu no pátio do Paço Municipal a nova frota de 25 ônibus que, a partir da próxima segunda-feira (02/03), já estará nas ruas da cidade. Ao lado do vice-prefeito, do presidente da ETC (Empresa de Transporte Coletivo), da presidente da SBCTrans (concessionária do sistema de transporte coletivo no município), e de vereadores, ele conheceu os novos veículos e fez questão de cumprimentar os funcionários que estacionavam os veículos na esplanada do Paço.

Os ônibus, que possuem capacidade para 100 passageiros cada, vão beneficiar cerca de 20 mil usuários diariamente nos bairros com maior demanda de usuários, como o Jardim Represa, Riacho Grande, Taboão, Vila Esperança e Vila São Pedro. O investimento empregado nos 32 veículos gira em torno de R$ 12 milhões. Os 25 veículos são adaptados para deficientes físicos, cumprindo a lei federal que estabelece a adaptação de 100% dos veículos de transporte público para deficientes até o ano de 2014. A SBCTrans também apresentou outros sete veículos híbridos, que utilizam motor elétrico como fonte alternativa aos combustíveis tradicionais e já estavam em operação na cidade, mas foram reformados e completaram a frota.

O chefe do Executivo defendeu a renovação da frota e afirmou que o mesmo deveria ser adotado em outras cidades do país, por meio de um debate com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento). "Os veículos apresentados hoje possuem padrão europeu, mas é preciso pensar nesse padrão para todo o Brasil. Para isso, é preciso que haja um diálogo entre o BNDES, os produtores de veículos e as concessionárias. Em São Bernardo, já me coloquei à disposição e continuaremos renovando os veículos, até porque isso está de acordo com o nosso plano de governo", garantiu.

De acordo com a fabricante dos veículos, os ônibus são os mais modernos na indústria. Todos possuem câmbio automático, suspensão pneumática e pisos baixos, que facilitam o acesso no embarque e desembarque de passageiros. Segundo o diretor da SBCTrans, os microônibus são os próximos a serem renovados. "Ainda este ano, vamos renovar 40 microônibus, que são os veículos que mais sofrem desgaste", afirmou.

Plano de reestruturação – O prefeito também anunciou o Plano de Reestruturação do Transporte Municipal, que formará uma série de ações de melhorias no setor, como a implantação de terminais de integração de linhas, a implantação do Bilhete Único no município e a chegada do metrô até a cidade a longo prazo, por meio de veículo leve sobre trilhos (VLT), interligando as cidades de São Bernardo, São Caetano e a estação do Tamanduateí, em São Paulo. "Estamos trabalhando em todos esses projetos. Em tese, enxergamos a necessidade de cinco novos terminais na cidade, além da chegada do metrô, que é uma obra demorada, mas está em nossas prioridades", disse.

Outra medida que já havia sido anunciada no começo do mês pela secretária de Transportes e Vias Públicas são as pesquisas com usuários do transporte coletivo, que devem ser iniciadas a partir do dia 15 de março. Os pesquisadores entrevistarão passageiros dentro dos ônibus para levantar as demandas de origem e destino, catracas, qualidade dos serviços prestados, entre outros. "Tudo isso vai verificar a necessidade de mais linhas e onde colocá-las, dando um indicador correto para fazermos a reestruturação que desejamos", disse o prefeito. As pesquisas terão três meses de duração e serão feitas em horários de maior movimento, na parte da manhã e da noite.

"A pesquisa vai nos dizer se estamos com a visão correta de reformulação ou se precisamos de outras intervenções", concluiu.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo