TSE e Receita detectam 18 mil doadores ilegais de campanha

 

Politica - 03/03/2009 - 15:12:54

 

TSE e Receita detectam 18 mil doadores ilegais de campanha

 

Da Redação com Folha de SP

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Receita Federal descobriram que 18,3 mil empresas e pessoas físicas fizeram doações de campanha ilegais aos candidatos a deputado, senador, governador e presidente da República nas eleições de 2006. A investigação é a primeira feita pelo Fisco no conjunto de contribuições de uma eleição, a pedido da Justiça Eleitoral.

Os doadores que apresentaram irregularidades somaram 13,3% do total. As doações aos candidatos chegaram a R$ 328 milhões - nesse valor, no entanto, pode haver repasses que estão de acordo com a lei.

Entre os doadores ilegais foram detectadas empresas desativadas ou que declararam ter obtido lucro zero no ano anterior (2005). Entre as pessoas físicas, alguns contribuintes haviam se declarado do pagamento de Imposto de Renda e outros sequer haviam entregado a declaração.

Nos próximos meses, a Justiça deve cobrar judicialmente os valores movimentados de forma indevida. Pelo menos 13,7 mil pessoas físicas e 4.600 empresas devem ser chamadas para prestar explicações.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo