Algumas marcas usam como artifício dizer que seus modelos não têm rivais para tentar colocá-los em um patamar superior ao dos concorrentes, mas a Volkswagen não abusa desse argumento quando afirma que o Passat CC vai brigar em uma lacuna de mercado no Brasil. Essa tese ganha força quando se analisa o preço do modelo, revelado nesta terça-feira (3) pela marca: por R$ 174 290, ele chega às concessionárias nas próximas semanas mais barato que um Audi A4 (R$ 229 000; 269 cv) e mais caro que um Honda Accord (R$ 144 500; 278 cv), ambos os exemplos também V6.
Mas não é só no valor que o novo Passat difere dos tradicionais sedãs de quem quer roubar clientes. Com visual semelhante ao do Mercedes-Benz CLS, o CC é um Comfort Coupé, como indica a sigla (não confundir com Coupé Cabriolet, como seria comum), e não abandona as 4 portas para ter o teto com a tradicional caída dos cupês. Mas traz lugar apenas para 4 ocupantes, já que o assento do quinto passageiro vira um porta-objetos.
Sob o capô, um motor 3.6 V6 FSI (Full Stratified Injection, ou injeção de combustível estratificada, direta) de 300 cv a 6 600 rpm e 35,6 kgfm de torque a 2 400 rpm é capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 5s6 e a 250 km/h, velocidade limitada eletronicamente. O conjunto mecânico ainda traz como destaque o câmbio automático DSG (Direct Shift Gearbox, ou caixa de câmbio direta) Tiptronic de 6 marchas com dupla embreagem e a tração integral 4Motion.
A lista de equipamentos vem recheada: faróis bixenônio direcionais, rodas de 18”, bancos de couro com regulagem elétrica, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controlador de velocidade, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, freios ABS (antitravamento) com distribuidor da força de frenagem e controle de tração e estabilidade. Como opcional, o modelo de 4,799 mm de comprimento, 1,855 mm de largura e 2,711 mm de entreeixos fabricado em Endem (Alemanha) traz apenas teto panorâmico com abertura angular, pintura metálica ou perolizada e a possibilidade de escolher acabamento de alumínio escovado ou com peças que imitam madeira.
Eos já está nas concessionárias
Como antecipamos, o conversível Eos já está nas revendas da marca por R$ 159 900. Assim como o Passat, o modelo será vendido apenas em 25 das 55 autorizadas Premium da Volkswagen em todo o Brasil. Seus destaques ficam por conta da capota retrátil, que pode ser aberta em 25s, e do motor 2.0 turbo de 200 cv com injeção direta de combustível combinado ao câmbio de dupla embreagem.
A Volkswagen evita falar em previsões de vendas, mas, de acordo com Antonio Marcos Paulucci, especialista em modelos importados da marca alemã, aproximadamente 100 unidades de cada um dos lançamentos devem ser vendidas mensalmente.