A empresa de telefonia via Internet Skype está confiante que manterá o crescimento de sua base de usuários entre 30 milhões e 35 milhões por trimestre por mais um bom período, disse o vice-presidente de operações da empresa.
"Historicamente, nós conquistamos entre 30 milhões e 35 milhões de novos clientes a cada trimestre, e não esperamos que essa tendência venha a se desacelerar no futuro. Estamos apenas no começo", disse Scott Durchslag, em entrevista na feira de tecnologia CeBIT, em Hanover.
A Skype, que foi adquirida pelo eBay em 2005, divulgou mais de 550 milhões de dólares em faturamento em 2008, com 145 milhões de dólares no quarto trimestre, alta de 26 por cento ante o ano anterior.
Pelo final de 2008, a empresa contava com 405 milhões de usuários, 47 por cento a mais do que no ano anterior.
Durchslag disse que o setor de telecomunicações foi prejudicado pela crise econômica mundial, mas não tanto quanto outras indústrias.
"A necessidade de comunicação continua em larga medida intacta", disse.
A gigante das telecomunicações alemãs Deutsche Telekom e a espanhola Telefónica anunciaram resultados superiores aos esperados na semana passada, e a Telefónica até mesmo elevou seu dividendo em 15 por cento.
Outros setores, especialmente as montadoras de automóveis e os fabricantes de autopeças, sofreram sério abalo com a crise econômica mundial, que causou recessão em algumas das maiores economias do mundo, entre as quais a da Alemanha e a dos Estados Unidos.
"Quando as pessoas sofrem pressão de custos, como é o caso agora, a Skype oferece uma maneira efetiva de economizar dinheiro", disse Durchslag. "Vemos a atual crise como oportunidade para que os clientes e empresas façam escolha que propiciem economia de dinheiro sem perda de qualidade", afirmou, acrescentando que a Skype tem uma visão otimista para 2010.
"Vemos grandes oportunidades em nossa cooperação com a Nokia, que nos permite acesso aos mercados da Ásia, e com sorte aos mercados de varejo telefônico da China, Índia, Tailândia e Paquistão."
Em fevereiro, a Skype acertou um acordo com a Nokia sob o qual a maior fabricante de celulares do mundo aceitou pré-instalar o software da Skype em alguns de seus novos aparelhos inteligentes (smartphones).