Além das obras viárias no complexo Perimetral, como são conhecidas as avenidas Coronel Alfredo Fláquer e Edson Danillo Dotto, a Prefeitura já iniciou outros trabalhos para melhorar a fluidez no trânsito, segurança e acessibilidade dos pedestres na região.
No último quarteirão da Perimetral alta, sentido bairro/centro, serão construídas baias de estacionamentos para táxi e rotativo. Hoje os táxis param próximos à calçada, deixando apenas uma faixa para automóveis e ônibus.
O estacionamento localizado abaixo do viaduto, próximo à ETE Júlio de Mesquita, passará a rotativo. O local já está em reforma e ganhará um novo piso, ocre e branco, seguindo o padrão instalado no entorno da estação. Os degraus da calçada da Rua Justino Paixão, próximo à avenida Fernando Prestes, serão substituídos por rampas e piso da mesma tonalidade.
Na próxima semana terá início a pintura das duas passarelas e a lavagem, com jatos de alta pressão, das paredes da Perimetral baixa.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP) estima que circulam pela via aproximadamente 100 mil veículos diariamente, mas é o transporte coletivo que será o maior beneficiado pela intervenção, reduzindo os tempos de viagens.
Por tratar-se de um corredor de tráfego importante, para minimizar impactos no tráfego, a execução das obras ocorre sempre fora dos horários de “pico” e também nos finais de semana.
Para os motoristas que trafegam sentido Santo André/Mauá, mais uma boa notícia. Na Avenida Giovanni Batista Pirelli, além do recapeamento
asfáltico e da troca de guias e sarjetas, a SOSP já está realizando o alargamento do acesso para o viaduto Cassaquera.