A Jireh Automação Indústria e Comércio Ltda, uma das empresas da Incubadora de São Bernardo do Campo (Iesbec), que é subsidiada pela Prefeitura de São Bernardo, receberá, dia 24 de abril, o Prêmio Quality Service promovido pela International Quality Service (IQS), que tem a aprovação da Sociedade Brasileira de Educação e Integração. A premiação proporcionará à empresa o direito de uso do “Selo de Qualidade” do Prêmio Quality Brasil em seus produtos, serviços, publicidade e marketing.
A finalidade da IQS é reconhecer, distinguir e premiar empresas com destacada atuação no mercado, excelência na qualidade de seus serviços e contribuição para o crescimento socioeconômico do País, valorizando a empresa e o produto nacional.
Em 2002, menos de um ano após passar a integrar o grupo das empresas incubadas de São Bernardo do Campo, a Jireh Automação registrou um crescimento de 52%. A empresa desenvolve projetos e constrói equipamentos industriais, além de reformar máquinas convencionais ou já automatizadas que se encontram ultrapassadas. As peças são específicas e feitas por encomenda.
A Jireh Automação destacou-se em dois projetos. Um deles é a construção de uma estação de montagem automatizada para a Scania Latin América, que irá proporcionar modernidade, qualidade, produtividade e melhores condições de trabalho ao operador. O outro é o desenvolvimento de duas bancadas para testes de componentes automotivos solicitados pela Dura Automotive Systems, empresa de autopeças.
Para o fundador e presidente da Jireh Automação, Alberto Nakamura, a Incubadora possui um papel fundamental no sucesso da empresa. “Além do espaço físico, a Iesbec promove a capacitação dos empresários e funcionários e consultoria jurídica, comercial, tecnológica e financeira. Com isso, conseguimos formar uma equipe integrada dentro de uma gestão de projetos eficientes”, afirmou Nakamura.
Incubadora de Empresa de São Bernardo – Com três anos de funcionamento, a Incubadora de Empresas de São Bernardo (Iesbec) vem apresentado resultados positivos. Em 2002, faturou R$ 1,2 milhão, superando o resultado de R$ 220 mil apresentado em 2001. Este ano, a meta é dobrar a receita e aumentar para 100 os postos de trabalho.
Hoje, está com 100% de ocupação, totalizando 11 empresas internas incubadas e mais cinco externas. Em 2002, o crescimento do número de postos de trabalho foi de 98%. A atividade é uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo, que cede o local para a incubadora, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que dá consultorias específicas e treinamento, o Sindicato dos Moveleiros, a entidade gestora e um conselho formado por universidades da região, bancos, Senai e Ciesp.
A Incubadora de São Bernardo começou com um caráter misto e vem adotando um perfil mais tecnológico, devido ao grande parque industrial da região.
Em São Bernardo, apresenta um diferencial importante que a destaca das demais do Estado de São Paulo. Na Iesbec, as empresas desenvolvem, produzem e vendem os produtos. Toda a cadeia industrial é executada dentro do espaço físico, atendendo o mercado local.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de São Bernardo, José Humberto Celestino Macedo, uma das políticas de desenvolvimento econômico da administração municipal é apoiar a formação e a consolidação de micro e pequenas empresas com o objetivo de gerar renda e emprego. “O prêmio vem demonstrar que estamos no caminho certo. A Incubadora permite acesso às inovações tecnológicas e gerenciais e proporciona respostas rápidas ao crescimento econômico e conseqüentemente social”.
|