Poucas horas depois de chegar aos subúrbios de Tikrit, fuzileiros navais dos Estados Unidos assumiram o controle do centro da cidade natal de Saddam Hussein, na manhã desta segunda-feira, no que representaria a queda do último bastião do regime iraquiano.
Um repórter canadense que acompanhou as tropas, Matthew Fisher, disse que a coalizão já tem o controle de grande parte de Tikrit, acrescentando que as autoridades militares esperavam entrar no resto da cidade "muito em breve".
As forças da coalizão, ainda segundo o jornalista, não enfrentaram muita resistência.
Imagens transmitidas ao vivo pela emissora árabe Al-Jazeera mostraram o momento em que as forças norte-americanas, apoiadas por veículos blindados, chegaram ao centro da cidade.
De acordo com Fisher, um grande palácio presidencial de Saddam Hussein foi tomado.
Líderes tribais disseram aos repórteres de Al-Jazeera que membros do clã de Saddam e tropas do Exército haviam deixado Tikrit poucos dias antes da chegada dos fuzileiros navais norte-americanos.
O cerco a Tikrit começou no início da noite de domingo, depois de um dia de bombardeios aéreos.
Nesta segunda-feira, moradores foram vistos fugindo da cidade, na direção norte, enquanto outros se armavam para defender suas famílias de possíveis grupos de saqueadores curdos, de acordo com Al-Jazeera.
No domingo, cerca de 2.500 soldados iraquianos tentaram formar uma linha de resistência, mas foram vencidos pelas forças da coalizão.
Na batalha, pelo menos cinco tanques iraquianos foram destruídos. Entre 15 e 20 soldados morreram em combate, de acordo com autoridades militares dos Estados Unidos.
Saddam Hussein nasceu na aldeia de Auja, a poucos quilômetros ao sul de Tikrit, e foi criado na cidade.
|