Exame da OAB volta a ser obrigatório

 

Nacional - 13/03/2009 - 15:06:20

 

Exame da OAB volta a ser obrigatório

 

Da Redação com O Dia

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Bacharéis de Direito reprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vão continuar impedidos de exercer a profissão. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo) suspendeu, ontem, sentença da 23ª Vara Federal que dispensava da prova nacional seis pessoas que já haviam sido reprovadas anteriormente. Com a medida, todos terão que se submeter ao exame para obter permissão para advogar.

A decisão do presidente do TRF, Joaquim Antonio Castro Aguiar, atendeu a um pedido de suspensão de liminar e sentença apresentado pela OAB do Rio de Janeiro. O presidente da Ordem, Wadih Damous, comemorou a decisão judicial. "A tranqüilidade e a normalidade voltam à advocacia; temos plena confiança de que a sentença final confirmará o entendimento do TRF e os bacharéis continuarão, de forma honrada, a submeter-se ao exame", afirmou.

Segundo Damous, a prova da OAB é uma garantia para todos os cidadãos que recorrem a advogados. "A sociedade precisa estar segura de que os profissionais que a servem estão aptos para defender todas as suas causas", disse o presidente.

O presidente da Comissão de Exame da Ordem, Marcello Oliveira, lembrou que só no Rio há 102 cursos jurídicos, "muitos sem qualificação acadêmica". Em todo o País há 1 milhão de alunos em 1.080 cursos. No exame do ano passado, foram reprovados mais de 5.500 candidatos, que representam 70% dos participantes.

A suspensão da inscrição para o Exame havia sido concedida em sentença da juíza Maria Amélia Senos de Carvalho, que havia alegado inconstitucionalidade da Lei Federal 8.906/94 - o Estatuto da Advocacia - que prevê a aprovação. Em 2008, o desembargador Raldênio Costa, relator da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal já havia suspendido os efeitos de liminar concedida pela mesma vara.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo