São Caetano: Beneficiários do Bolsa Família aprovam palestra sobre capacitação

 

ABCD - 13/03/2009 - 18:58:35

 

São Caetano: Beneficiários do Bolsa Família aprovam palestra sobre capacitação

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo

 

Instruir os moradores de São Caetano do Sul sobre atividades de capacitação profissional, para que conquistem assim, uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda familiar. Foi com esse objetivo que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (Seais), promoveu uma palestra, destina aos beneficiários do Programa Bolsa Família, na manhã da quinta-feira (12/03), no Teatro Paulo Machado de Carvalho.

Os beneficiários do Programa Bolsa Família participaram de palestra sobre capacitação profissional nesta quinta-feira (12/03) (Foto: Eduardo Merlino/ PMSCS)Durante o evento foi apresentado às famílias cadastradas no programa de transferência de renda do Governo Federal, diversas ações com foco na capacitação. Entre elas, o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq), que objetiva inserir homens e mulheres no mercado de trabalho, especificamente na área da construção civil.

Na ocasião, os interessados em participar do programa foram encaminhados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações de Trabalho (Sedert), localizada na Rua Major Carlos Del Prete, 651, no Centro, para fazer a inscrição. O atendimento no local é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas – a atividade também contou com uma palestra do médico Rubens Amaral, da Secretaria de Saúde.

Os participantes do Planseq sairão capacitados para atuar como pedreiros, pintores, mestres de obras, azulejistas, eletricista e encanadores.

Requisitos

Somente um beneficiário por família poderá participar do curso que terá em sua grade de atividades, 200 horas de duração, entre aulas teóricas e práticas. Ao aderir ao curso o participante continua recebendo o benefício do Bolsa Família. O candidato deve ter completado a maioridade e cursado pelo menos até a 4ª série do Ensino Fundamental.

Tânia Domingos dos Santos, moradora do Bairro Santa Maria, se animou com a oportunidade. “São Caetano merece os parabéns. Cada vez mais mostra o quanto se preocupa com o bem-estar de quem mora aqui. Ainda esta semana irei me inscrever para ingressar neste curso, que vai mudar a minha vida.”

A atividade contou com uma palestra do médico Rubens Amaral, da Secretaria de Saúde (Foto: Eduardo Merlino/ PMSCS)Maria Lúcia dos Santos também irá ingressar num curso de capacitação, porém oferecido pela Prefeitura. Participará de atividade do Fundo Social de Solidariedade da cidade. “Só estudei até a segunda série do ensino fundamental, mas isso não irá me fazer desistir de conseguir algo melhor para mim. Não perderei tempo para me inscrever no Fundo Social”, afirmou Maria Lúcia.

Profamília

O Profamília, da Prefeitura de São Caetano, maior programa social da história da cidade, também foi citado. O projeto abrange quatro vertentes: vagas para Frente de Trabalho, subsídio para famílias com estudantes na rede municipal de ensino, auxílio-medicamento para idosos e complemento na cesta básica.

Os requisitos necessários para aderir ao Profamília são: ser brasileiro, ter mais de 18 anos, ser residente em São Caetano há dois anos, estar em situação de desemprego há mais de quatro meses comprovadamente e não estar recebendo auxílio-desemprego.

Links

...Continue Lendo...

...Continue Lendo...

Vídeo