A montadora GM confirmou o lançamento do modelo e liberou alguns dados técnicos sobre a novidade, que tem como função ampliar a participação da marca no segmento de sedãs pequenos com propulsores até 1.0 l, segundo informa a fabricante. Atualmente a marca atua nesse segmento com o Classic, que também utiliza o 1.0 VHCE.
Segundo dados da montadora, o Prisma 1.0 VHCE desenvolve 78 cv de potência com álcool ou 77 cv com gasolina, ambos a 6 400 rpm. Já o torque é de 9,7 kgfm com o combustível vegetal a 5 200 rpm e de 9,5 kgfm com o derivado de petróleo também no mesmo regime de rotação. Com isso, o Prisma 1.0 VHCE pode atingir até 164 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 14s3.
Com relação à economia de combustível, o que será o principal apelo do carro, a Chevrolet informa que ele é capaz de atingir as médias de 17,5 km/l em percurso rodoviário e 13,7 km/l na cidade com gasolina e de 12,2 km/l e 9,2 km/l, respectivamente, utilizando álcool. O tanque de combustível do Prisma 1.0 manterá a capacidade de 54 litros da versão 1.4 Econo.Flex, que, até o momento, continua em linha normalmente.
O sedã manterá as versões Joy e Maxx, sendo que a última passa a incorporar o sistema de travamento automático das portas quando o carro atinge 15 km/h. Externamente, o Prisma não sofreu modificações, sendo que a dianteira incorporou no fim do ano passado uma barra cromada na grade frontal. Ao que tudo indica, o reposicionamento do Prisma já prepara o terreno para a chegada do Viva, modelo que será lançado no segundo semestre deste ano e ficará posicionado entre o Corsa e o Astra.