O prefeito de São Bernardo do Campo participou, na última quinta-feira (12/3), de debate na Câmara de Vereadores sobre a Lei Específica da Billings, que trata da regularização do uso e ocupação do solo, além da melhora na qualidade da água e a manutenção e ampliação das áreas reservadas (verde) na região. O encontro contou com a participação do deputado estadual Alex Manente, coordenador da Frente Parlamentar da Billings e mediador do evento, secretários e vereadores da casa.
A apresentação da lei à população e autoridades foi feita por Fernanda Bandeira de Melo, assessora de Projetos Especiais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Segundo Fernanda, a lei tem que ser discutida entre os representantes do governo e população de forma específica. "A Billings não é uma coisa só. Há muita diversificação e muitos assuntos distintos, como a regularização fundiária e a preservação ambiental. Cada um deles precisa ser tratado separadamente, sem generalizar toda a lei como uma coisa única", afirmou.
O chefe do Executivo falou sobre a importância em discutir a lei com a população, já que o assunto trata de questões do dia a dia, mesmo para quem não vive nas áreas de manancial. Ele ainda firmou o compromisso de ajudar no que for possível para a aprovação da lei. "São questões que envolvem todos nós, uma vez que boa parte da nossa cidade abrange essas áreas. Por isso, precisamos nos preocupar com a questão ambiental e dar a atenção necessária à lei", afirmou.
O prefeito ainda pediu aos moradores da cidade que procurem os deputados estaduais que representam a região para sensibilizá-los da urgência que o tema possui. Seguindo a mesma linha, ele anunciou uma visita à Assembléia Legislativa, ao lado dos outros seis prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O chefe do Executivo também garantiu que quatro mil moradias em áreas risco, manancial ou degradas serão recuperadas com o Plano de Habitação, que está sendo desenvolvido pela pasta responsável.
Quem também fez coro para a aprovação da Lei Específica da Billings foi o deputado Alex Manente. Ele ressaltou que a lei passa por um momento crucial, pois precisa ser aprovada na Assembléia. "Batalhamos muito, desde o esboço da lei até a sua fase final. Estou junto com o prefeito para fazer com que essas regiões sejam reconhecidas como locais de bem estar para a população e de preservação do Meio Ambiente", afirmou.