A partir de maio, a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo passará a contar com 636 guardas no seu efetivo. Durante os próximos dois meses, 66 candidatos aprovados em concurso passarão pelo curso de Formação Específica da Guarda. No total são quase 500 horas de aulas teóricas e práticas, com temas que vão de Ética, Direitos Humanos e Cidadania à Armamento e Tiro Defensivo.
Todo o treinamento está sendo ministrado no Tiro de Guerra da cidade. O curso foi reformulado neste ano para atender a resolução da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Entre as mudanças no currículo, algumas matérias do curso foram ampliadas como as aulas de Gestão Integrada da Segurança Pública, e outras adicionadas como as disciplinas de Movimentos Sociais e Direito Ambiental.
Segundo o inspetor GCM todos os candidatos que forem aprovados no curso de ingresso estarão aptos e serão integrados ao efetivo do município, que hoje conta com 570 guardas. Reformulação – A Guarda Civil Municipal faz parte da reforma administrativa que já está na Câmara Municipal para aprovação e será transformada em Secretaria de Segurança Urbana. De acordo com o projeto, a nova secretaria passará a atuar em três segmentos: o Departamento de Guarda Civil Municipal, que corresponderá às ações de policiamento preventivo e comunitário em torno da cidade, o Departamento de Políticas Preventivas, que atuará na diminuição da violência e criminalidade através de projetos sociais que envolvam a segurança preventiva, e a criação da Corregedoria Geral, que deverá garantir o bom funcionamento das atividades vinculadas à pasta.
Além dos três planos de atuação mencionados, a secretaria também dará ênfase a ações consideradas prioritárias pelo comando da Guarda, como a criação de uma ala da entidade voltada à segurança ambiental, a desmilitarização da GCM, a criação de mais bases 24h na cidade, o aumento do efetivo, a instalação de câmeras nas áreas escolares e o uso de armas de fogo em toda a guarda.